Borussia Dortmund

O Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund, conhecido como Borussia Dortmund, BVB, é um clube desportivo alemão sediado em Dortmund. Fundado em 1909 por dezoito jogadores de futebol de Dortmund, este é o segundo maior clube Alemão, logo depois do Bayern Munique. Com oito campeonatos alemães, sete DFB-Pokals, seis DFL-Supercups, uma Liga dos Campeões, uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças e uma Copa Intercontinental, este é um dos clubes que mais entusiasmo reúne junto dos asdeptos de futebol de todo o mundo.

O Dormund atualmente joga no Westfalenstadion, que é o maior estádio da Alemanha e apresenta a maior média de público no mundo. A ocupação do seu estádio ronda os 99,7% todos os jogos. As suas maiores rivalidades são com o clube vizinho do RUhr, o Schalke 04, com quem disputam o clássico Revierderby e ainda com o Bayern Munique, da Baviera.

A Era dourada de Dortmund

Em 1991, Ottmar Hitzfeld chegou ao clube e começou a revolucionar a equipa. Nos anos seguintes, a equipa foi-se reforçando com internacionais alemães como Jürgen Kohler, Karl-Heinz Riedle, Michael Rummenigge, Andreas Möller ou Stefan Reuter, aos quais se juntariam mais tarde craques como o defesa central brasileiro Júlio César, o português Paulo Sousa, o dinamarquês Flemming Povlsen e o suíço Stéphane Chapuisat.

Os títulos nacionais chegariam em 1994/95 e 1995/96, abrindo caminho à candidatura à conquista da Champions League. Em 1995/96, já com Paulo Sousa como Maestro, seguros com Sammer, Kree, Kolher e Reuter, apostando na técnica de Möller e na capacidade goleadora de Riedle e Chapuisat, o Dortmund foi avançando etapa a etapa até à grande final de Munique, onde pela frente, estava a Juventus, os alemães não deram hipóteses e vingaram 1993, vencendo por 3x1, com dois golos de Riedle e um de Ricken. O Dortmund era campeão europeu!

Os dias de hoje

Depois de períodos muito conturbados onde uma crise financeira de tal montra levou o próprio rival Bayern de Munique a emprestar 2 milhões de euros ao Dortmund, para saldar a sua folha de pagamentos, e onde o fantasma da insolvência andou a pairar, levou a cortes de 20% no salário e à venda do naming do Estádio, tornando-se assim o Westfalenstadion em Signal Igduna Park.

Mas o clube voltou a reerguer-se, quando em 2009 chegou ao clube Jürgen Klopp. Logo na primeira época ao leme do clube, Klopp conduziu o clube ao 6º lugar. Na segunda época subiu um degrau na classificação, falhando por pouco a qualificação para a Champions. Na época seguinte, a equipa de Klopp liderou desde cedo a tabela, superiorizando-se aos rivais e conquistando o título que já escapava há nove anos. Em 2011/12 renovou o título, demonstrando estar novamente no topo do futebol germânico.

Desde aí o Dortmund tem-se mantido no topo do futebol alemão, ainda que um nível a baixo do poderoso Bayern Munique.